Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 10h10 | Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 10h16 | Acessos: 3305

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. 

Visando atender ao princípio da indissociabilidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Unifesspa apresenta em sua matriz curricular um conjunto de atividades que possuem carga horária extensionista. As ações a serem vivenciadas por meio das disciplinas Bases Orgânicas da Saúde; Políticas Públicas e de Saúde; Educação e Promoção da Saúde; Antropologia aplicada à Saúde; Gestão e Planejamento em Saúde; Educação Popular em Saúde; Abordagens do Cuidado em Saúde Coletiva; Gênero, Raça e Etnia; Estratégia Saúde da Família e os Seminários Integrados I, II, III, IV, V e VI, totalizam 320 horas destinadas a extensão. Prevê-se, no desenvolvimento das disciplinas, referidas acima, as seguintes atividades:

- Palestras sobre temas específicos da área da saúde, ministradas por profissionais atuantes em setores da administração municipal ou estadual;

- Atividades em órgãos públicos de saúde: Secretaria Municipal de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Unidades do Programa Saúde da Família, Central de Leitos, Setor de Regulação e Auditoria do SUS, Conselho Municipal de Saúde, Setor de Vigilância em Saúde, e outros que se fizerem necessários;

- Atividade de Educação em Saúde na comunidade: com realização de oficinas e dinâmicas de grupo sobre temas específicos.

- Elaboração de Materiais Informativos.

Serão incentivados ainda a proposição de projetos e programas de extensão  associados à área temática principal da Saúde; entretanto, considerando o aspecto interdisciplinar da saúde coletiva, programas e projetos com participação de docentes e discentes do curso também poderão figurar nas áreas temáticas de Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; e Trabalho. Priorizando atividades alocadas às Linhas de Extensão da saúde (saúde humana; saúde da família; saúde e proteção no trabalho; endemias e epidemias; fármacos e medicamentos), o Conselho do Curso dará sustentação técnica para programas e projetos desenvolvidos por docentes do Curso de Saúde Coletiva, mediante projetos específicos. As atividades de Extensão também poderão ser idealizadas pelos discentes e técnicos administrativos do Curso, porém só poderão ser realizadas mediante a apresentação e aprovação de projetos específicos a serem realizados com o acompanhamento e a orientação de algum dos docentes do Curso.

Outra forma de incentivar a vivência de atividades extensionistas, ao longo do curso, é possibilitar que uma parte das atividades complementares sejam de ações de extensão, em consonância com a perspectiva das diretrizes conceituais e políticas da extensão como ferramenta de flexibilização curricular, os projetos e programas de extensão apontados anteriormente serão contabilizados sob a rubrica de “atividades complementares” no presente Projeto Pedagógico do Curso, permitindo ao discente incorporar atividades extensionistas em seu currículo. Entretanto, considerando ainda que a mesma orientação assume que as “atividades complementares devem contribuir para viabilizar a flexibilização curricular, mas não devem ser consideradas o único meio de realizá-la”.

Em conjunto com as atividades de extensão computadas como Atividades Complementares, a carga horária de extensão existente na disciplinas atendem ao mínimo de 10% da carga horária total do curso destinada a extensão, conforme o Art. 63 do Regulamento de Graduação da Unifesspa fundamentado no Plano Nacional de Extensão.

Projetos de Extensão da Saúde Coletiva:

1. Educação no trânsito como uma importante estratégia para a prevenção de acidentes promovida por universitários do município de Marabá (Coordenadora Profa. Dra. Isabella Piassi Dias Godói)

2. Programa Saúde na Escola a Interface entre Saúde e Educação em Marabá - Coordenadora do Programa de Extensão: Professora Dra. Ana Cristina Viana Campos. Coordenadores dos projetos: Profa. Dra. Aline A. de Oliveira Campos; Profa. Dra. Aline Coutinho Cavalcanti; Prof. Dr. Carlos Podalirio Borges de Almeida; Prof. Dr. Jeferson Santos de Araújo; Profa. Dra. Leticia Dias Lima Jedlicka; Profa. Dra. Priscila da Silva Castro.

 

     

 

Gincana da Saúde em escola de Marabá

 

 

3. Educação Comunitária para Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Município de Marabá - PA. Coordenadora do projeto: Aline Coutinho Cavalcanti. Colaboradores do Projeto: Letícia Dias Lima Jedlicka e Priscila da Silva Castro.

       

     

 

4. Mais Saúde Marabá. Coordenadora do projeto: Letícia Dias Lima Jedlicka. Colaboradoras do projeto: Emanuelle Helena Santos Cossolosso e Priscila da Silva Castro.

 

Saúde: Programa Mais Saúde chega ao km 2 com ação de combate ao Aedes aegypti

Combate à leishmaniose em São Félix

Fim do conteúdo da página