Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 10h15 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 09h45 | Acessos: 2062

O Curso de Saúde Coletiva pertence ao Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e apresenta três laboratórios próprios, além do compartilhamento, quando necessários, da estrutura de laboratórios dos outros cursos do IESB.


 LaASB - FASC

O LABORATÓRIO DE ANÁLISES EM SISITEMAS BIOLÓGICOS- LaASB, antes denominado laboratório didático clínico do curso de saúde coletiva, é coordenado pelas professoras Aline Carvalho (FACBIO) e Letícia Jedlicka (FASC). O espaço físico o LaASB fica no bloco de laboratórios da Unidade III da Unifesspa, Campus Marabá.

O LaASB tem a função principal de atender as demandas de aulas práticas prioritariamente das disciplinas do curso de Saúde Coletiva e poderá ser utilizado por outros cursos ou por atividades de pesquisa e/ou extensão em horários que não esteja ocioso. Pois, desta forma poderá atender aos preceitos do Plano de desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). 

Para utilização do laboratório analítico, poderão ser realizadas prioritariamente as atividades de ensino/aulas práticas, e na ausencia delas poderão ser utilizados para desenvolvimento de práticas de TCC, atividades de pesquisa e de extensão. A reserva do laboratório, primeiramente o usuario deve verificar na agenda se tem horário disponível, depois enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicitando o agendamento, em seguida receberá a confirmação e também pode verificar na agenda a reserva.

Acesse aqui Agenda do LaASB 


LOVES  - FASC

O Laboratório e Observatório em Vigilância & Epidemiologia Social – LOVES é o Observatório em Saúde da Faculdade de Saúde Coletiva (FASC), vinculado ao Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Fundado em 2020, presente no PPC como infraestrutura de ensino e pesquisa necessária à formação do Sanitarista; se articula no tripé entre a Epidemiologia, Políticas Públicas e Ciências Sociais em Saúde, com enfoque transdisciplinar. 

É coordenado pelas Professoras Ana Cristina Viana Campos e Aline Aparecida de Oliveira Campos. 


LabMA - FASC

O Laboratório de Interdisciplinar de Metodologias Ativas – LabMA, é um espaço acadêmico sob responsabilidade da Faculdade de Saúde Coletiva da UNIFESSPA, que visa dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas e inovadoras. Caracteriza-se por sua natureza didático-pedagógica, servindo como apoio aos docentes e discentes para produção do conhecimento por meio de tecnologias de informação e comunicação.

É coordenado pelos Professores Luann Wendel Pereira de Sena e César Augusto Paro.


Laboratório Multiuso de Biologia - FACBIO

O LMB está provisoriamente instalado no Prédio de Laboratórios do IEDAR, e atualmente dispõe de infraestrutura para auxiliar nas atividades de aulas práticas, bem como projetos de pesquisa e extensão. Em relação ao ensino, o laboratório funciona como um espaço de aprendizado e possibilita aplicação pratica dos conceitos vistos em sala de aula, em diferentes disciplinas (bases orgânicas em saúde, estudo morfofuncional humano, mecanismos de aquisição e transmissão de doenças, genética, bioquímica, microbiologia, zoologia, Botânica, ecologia, histologia).

Vídeo

Núcleo de Estudos Fisiológicos e Práticas Interdisciplinares em Saúde - NEFPRIS - FAPSI

O Núcleo de Estudos Fisiológicos e Práticas Multidisciplinares em Saúde concentra material para aulas práticas em Anatomia Humana e Fisiologia, com modelos anatômicos em resina de diferentes sistemas e órgãos. Além disso, o Núcleo também instala provisoriamente o Núcleo de Estudos em Psicologia Experimental, com a realização de aulas práticas que sustentam a disciplina de Psicologia Experimental.  O espaço do NEF também é utilizado pelo Grupo de Pesquisa em Neurofarmacologia e Psicopatologia Experimental (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8475669211910919), que realiza seminários e pesquisas na área. O grupo congrega pesquisadores e estudantes das áreas de Psicologia, Biologia, Biomedicina e afins na busca de mecanismos neuroquímicos e fisiológicos dos transtornos psiquiátricos, utilizando modelos animais para esse fim.

 


Planta do IESB (em Construção)

 

Fim do conteúdo da página