FASC contra a Convid-19: Nota 01/2020
NOTA 01/2020
A Faculdade de Saúde Coletiva da Unifesspa manifesta apoio à nota publicada pela ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e reitera a preocupação com o avanço de casos de Covid-19 em todo o mundo.
https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/institucional/bolsonaro-coronavirus/45989/
O Brasil registrou seu primeiro caso em 26 de fevereiro de 2020, tendo o Pará registrado seu primeiro caso no dia 18 de março de 2020 e o município de Marabá no dia 23 de março de 2020. Considerando o alto fluxo de pessoas entre municípios, estados e países e o tempo necessário para divulgação dos resultados de exames confirmatórios, conforme os critérios estabelecidos para sua realização, espera-se que grande número de casos sejam confirmados no país.
O Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Marabá tem reforçado orientações onde salientam a importância de fechamento de locais públicos com aglomeração de pessoas, além de comércio e atividades não essenciais como forma de contribuir para a redução do número de casos e disseminação do vírus.
Entendemos que medidas no âmbito médico, sanitário e político devam ser implementadas seguindo-se orientações dos órgãos competentes, incluindo-se a Organização Mundial de Saúde (OMS), maior entidade internacional de saúde, que orienta de forma veemente o isolamento físico como estratégia para a supressão da pandemia.
Sendo assim, reforçamos nesta nota a importância do isolamento físico nesse momento. Diminuindo a circulação de pessoas podemos contribuir com esses direcionamentos e proteger os que precisam sair de suas casas.
Marabá, 27 de março de 2020.
Faculdade de Saúde Coletiva (FASC) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
Redes Sociais