Orientações para as matrículas no semestre 2020.2
Orientações para as matrículas no semestre 2020.2
- MATRÍCULA EM DISCIPLINAS
Prazo: entre 20 e 29 de janeiro, sob responsabilidade do aluno, pelo Sigaa.
As matrículas realizadas no semestre 2020.2 que foi suspenso permanecem registradas no seu Sigaa, então o aluno deve revisar os seguintes passos:
- verificar se houve mudança de horário de disciplina ou docente nas quais está matriculado;
- verificar se está matriculado em todas as disciplinas que deseja cursar;
- não é obrigatório matricular-se em todas as disciplinas ofertadas para o seu respectivo bloco, na retomada do período 2020.2;
- cancelar a matrícula das disciplinas que não deseja mais cursar em 2020.2;
- cancelar a matrícula em disciplinas que por acaso estejam em duplicidade, como disciplinas ofertadas no semestre suspenso ainda matriculados, mas que já tenham foram cursadas pelo aluno no PLE;
- algumas novas disciplinas foram ofertadas em 2020.2 e as disponibilizadas para sua turma aparecerão automaticamente para sua visualização e nova matrícula
- caso se interesse em cursar disciplinas ofertadas em outras turmas, deve buscá-la pelo código, pois você não verá automaticamente, e efetuar nova matrícula
- algumas disciplinas serão ofertadas em módulo, estar atento ao período em que ocorrerá.
Resumindo:
- você poderá fazer nova matrículas, manter as suas matrículas e cancelar matrícula na disciplina que não irá mais cursar. O aluno é responsável pela autogestão da matrícula através do Sigaa.
- as disciplinas ofertadas para outras turmas devem ser buscadas pelo código, pois não serão vistas automaticamente na sua turma
Informações sobre as disciplinas (QUADROS ATUALIZADOS EM 20 DE JANEIRO DE 2021):
Disciplinas ofertadas para a turma 2017
Disciplinas ofertadas para a turma 2018
Disciplinas ofertadas para a turma 2019
OBSERVAÇÕES:
i) As disciplinas poderão sofrer alguma alteração até o período de início de matrículas.
ii) O semestre 2020.2 ocorrerá de modo remoto, com atividades síncronas e assíncronas, a serem apresentadas pelos docentes através dos planos de ensino.
iii) Os horários de algumas disciplinas estão registrados no sistema como sendo à noite também, mas informamos que esse ajuste deve-se à necessidade de registro desses horários para possibilitar o cadastro das disciplinas no sistema, conforme orientações do CRCA. As aulas síncronas ocorrerão nos horários descrito nos quadros acima.
- MATRÍCULA EM ATIVIDADES (para a turma 2016)
-
- TCC
Prazo: até as 14h do dia 15 de janeiro de 2021.
Os alunos devem enviar requerimento de matrícula em TCC (versão editável em wor foi enviada ao e-mail dos alunos aptos à matrícula em TCC I) ao e-mail da coordenadora de TCC, Professora Aline Campos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com cópia para o e-mail dos seus respectivos orientadores, até as 14h do dia 15 de janeiro de 2021.
Os alunos que não enviarem este requerimento terão as matrículas em TCC I ou II realizadas no semestre suspenso de 2020.2 canceladas, em virtude da não atualização dessa documentação.
-
- Atividades Complementares
Prazo de envio: até 29 de janeiro de 2021
Enviar e-mail sob o título “Solicitação de matrícula em Atividades Complementares” para o e-mail da FASC, com as seguintes informações:
NOME DO ALUNO:
MATRÍCULA DO ALUNO:
MOTIVO DO REQUERIMENTO: solicitação de matrícula em Atividades Complementares no semestre 2020.2
As matrículas serão processadas pela coordenação do curso e após o meio do semestre os alunos serão convocados a enviar os comprovantes das atividades complementares digitalizados, conforme critério de pontuação apresentado na Resolução de Atividades Complementares da FASC (colocar o link da resolução). Após o envio, o NDE analisará os comprovantes enviados e caso o aluno cumpra os critérios, será aprovado, caso não, será reprovado, podendo solicitar matrícula novamente no semestre seguinte. O ideal é que o aluno cumpra as atividades complementares no semestre anterior ao da conclusão do curso.
-
- Estágio
Não será ofertado em 2020.2 devido à excepcionalidade desse semestre ocorrer de modo remoto
- TRANCAMENTO DO SEMESTRE:
Prazo para solicitação: 20/01/21 a 29/01/21
Caso o aluno opte por não estar matriculado em nenhuma disciplina e nenhuma atividade, não terá vínculo com o curso em 2020.2, então deverá formalizar o pedido de trancamento do semestre, conforme orientações de fluxo fornecidas pelo CRCA (abaixo).
Em virtude da excepcionalidade do ensino na modalidade remota em 2020.2, conforme Resolução No 501/2020, de 17 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a retomada das Atividades Acadêmicas Regulares do período letivo 2020.2, no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em virtude da situação de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 causada pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), caso o aluno opte pelo trancamento do curso, não haverá prejuízos para fins de prescrição e de soma do tempo máximo para conclusão do curso. Assim, o discente que trancar o período letivo 2020.2 e/ou 2021.1 terá 1 (um) período letivo acrescido ao tempo máximo para conclusão do curso.
- Solicitar trancamento através do Sigaa (o aluno solicita o trancamento e envia comprovante à FASC): seguir instruções do CRCA
https://crca.unifesspa.edu.br/images/requer_mapeamento_processos/18.-Manual-de-Procedimento---Solicitar-trancamento-de-matrcula-no-perodo-via-SIGAA--R00.pdf
- Solicitar trancamento via coordenação do curso (o aluno envia requerimento à FASC por e-mail): seguir instruções do CRCA
https://crca.unifesspa.edu.br/images/requer_mapeamento_processos/17.-Manual-de-Procedimento---Solicitar-trancamento-de-matrcula-no-perodo-na-coordenao-do-curso--R00.pdf
Link para formulário de Requerimento geral
https://crca.unifesspa.edu.br/images/formularios/FORMULARIOS_ATUALIZADOS/REQUERIMENTO_GERAL_.pdf
Redes Sociais