Página inicial > Últimas Notícias > Cancelamento ou desistência de Disciplina em 2020.4

Cancelamento ou desistência de Disciplina em 2020.4

• Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 11h59
  • Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 12h32

Prezados alunos,

A Resolução nº 530 de 12 de abril de 2021 - CONSEPE, Art. 14, parágrafo 1º prevê a solicitação do cancelamento de matrícula em componentes curriculares ofertadas no período 2020.4 e 2021.3 pelo discente. A saber:

“§1º O discente poderá solicitar a desistência da matrícula até o momento em que forem registrados, pelo docente responsável, até 25% (vinte e cinco por cento) dos conteúdos ou da carga horária correspondentes ao componente curricular”.

Fluxograma:

requerimento ao docente    ->   parecer do docente e envio à FASC     ->     envio ao CRCA     ->  conclusão

Prazo para desistência:

- até 25% do calendário da disciplina

- consultar o docente de cada disciplina sobre até quando pode requerer o cancelamento (desistência)

- seguir o procedimento de solicitação de cancelamento conforme apresentado abaixo, cujo primeiro passo é o envio do requerimento ao docente da disciplina.

Procedimento:

1) Requerimento inicial

Consiste na solicitação de desistência do aluno ao professor da disciplina através de formulário de requerimento geral ou escrita no texto no corpo do e-mail. O aluno deve utilizar seu e-mail institucional ou e-mail cadastrado na Unifesspa e utilizar o seguinte título: CANCELAMENTO 2020.4 DISCIPLINA (NOME DA DISCIPLINA).

Informações que exigidas no e-mail ou formulário:

- matrícula do aluno

- nome completo do aluno

- e-mail do aluno (utilizar o e-mail institucional ou cadastrado na Unifesspa)

- código da disciplina a ser cancelada

- nome da disciplina a ser cancelada

- turma na qual a disciplina está sendo ofertada no semestre 2020.4

- docente responsável pela disciplina a ser cancelada

- justificativa da desistência

Não serão aceitos pelos docentes requerimentos incompletos ou que descumpram as orientações acima, especialmente o prazo.

2) Parecer do docente responsável para a solicitação do aluno

Após conferência das informações exigidas para validação do requerimento, o docente emitirá um parecer sobre a solicitação do aluno (no formulário de requerimento ou no corpo do e-mail) e enviará por e-mail à FASC (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com cópia ao aluno interessado, para que o mesmo tenha ciência se o cancelamento será ou não encaminhado.

3) Encaminhamento ao CRCA

Imediatamente após o prazo final para desistência de cada disciplina, a FASC enviará o processo de solicitação de cancelamento de matrícula ao CRCA, que analisará a solicitação e efetuará o cancelamento.

OBSERVAÇÕES:

- As solicitações de cancelamento devem ser enviadas ao professor responsável pela disciplina conforme orientações individuais dos mesmos, respeitando-se o prazo final.

- O aluno só deixará de visualizar seu acesso à disciplina, o que comprovará o cancelamento, alguns dias após o prazo final de envio das solicitações.

- Cada disciplina a ser cancelada deve ser alvo de um requerimento individual.

- Quaisquer esclarecimentos podem ser conseguidos através da Resolução no 530/2020, que regulamenta o semestre 2020.4.

- Caso o discente opte pelo cancelamento de todas as matrículas do período letivo, deve-se solicitar o trancamento do período, em caso de deferimento do pedido (respeitando-se o parecer do docente de cada disciplina). Neste caso, deve-se também anexar o requerimento do discente e o(s) parecer(es) do(s) docente(s) das disciplinas.

A Resolução nº 530 de 12 de abril de 2021 está disponível aqui.

Dúvidas ainda podem ser solucionadas pelos respectivos docentes das disciplinas (em relação aos prazos) ou pelo e-mail da Fasc: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Marabá, 10 de junho de 2021.

A Coordenação.