Página inicial > Últimas Notícias > FASC participa de ações do Unifesspa Online: "Experiências exitosas no ensino remoto na área de saúde e biológicas"

• Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 12h23
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 12h23

WhatsApp Image 2021 06 09 at 18.02.45

O #UnifesspaOnline é um programa de formação, institucional, online que, a partir de 2021, passou a ser coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente (Difdad)/Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (Cadd) e tem representações de diversos institutos na equipe organizadora.

No dia 16 de junho de 2021 a FASC participou do evento com a elaboração de Mesa-redonda intitulada "Experiências exitosas no ensino remoto na área de saúde e biológicas". A mesa foi mediada por Professora Aline Cavalcanti e contou com a participação de Professora Luciana Colares e Mikaelle Ferraz, além da discente Jhesica Santos, como palestrantes. O evento ocorreu de forma remota e está disponível no Canal do Youtube da Unifesspa.

A motivação para o evento surgiu após rodas de conversa com os discentes do curso de Saúde Coletiva sobre as demandas antes do planejamento de disciplinas a serem ofertadas no formato remoto e também após a finalização dessas disciplinas, como forma de avaliar as experiências. Nesses momentos duas docentes tiveram destaque na diversidade de estratégias didáticas e utilização de plataformas remotas, levando a FASC a convidá-las para participar desse evento. O curso de Bacharelado em Saúde Coletiva faz parte do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e a perspectiva é de que a mesa-redonda para compartilhamento das experiências exitosas sob a perspectivas docente e discente possa contribuir para a otimização dos processos de ensino-aprendizagem, principalmente na modalidade remota e nessa área, mas que poderá também tem aplicação ampliada a qualquer área de conhecimento, fazendo-se as adaptações necessárias, sobretudo considerando-se a diversidade do público-alvo em  relação ao letramento digital e acesso a equipamentos e internet.

O evento foi bastante proveitoso e contou também com grande participação discente entre os ouvintes, participando bastante através de perguntas. Além disso pudemos nos reencontrar com Professora Mikaelle e Professora Luciana, que foram professoras substitutas da FASC entre 2019 e 2021.

Segue o link para acessar a gravação do evento, para quem não pôde participar de forma síncrona. Acesse aqui!

evento

A troca de saberes foi essencial para apresentação de experiências, plataformas pedagógicas e resultados de práticas de ensino na modalidade remota. Ao final do evento ficou registrada a emoção e reconhecimento dos esforços das professoras, representando a FASC, na oferta de possibilidades para continuidade das atividades de ensino do curso durante o formato remoto, em virtude da pandemia de Covid-19.

A FASC agradece imensamento às convidadas, Mikaelle, Luciana e Jhesica, agradece também a participação de Antônio e Andreza, os intérpretes de LIBRAS, além de agradecer à Professora Lúcia Cavalcante pela apresentação do evento, à Elizabeth Sabino pela mediação tecnológica, à toda a equipe da PROEG e em especial à Equipe Organizadora do Unifesspa Online.

Para maiores informações sobre o Calendário dos outros eventos do Programa Unifesspa Online, no site do programa. Ou confiram a prévia da programação para o primeiro semestre de 2021, logo abaixo:

Programação 1o semestre