Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento realizado com sucesso: Seminário "Tecendo reflexões e construções sobre o PPC do Bacharelado em Saúde Coletiva da Unifesspa"
Últimas notícias

• Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 15h31
  • Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 19h12

BANNER

A FASC retomou a discussão sobre reflexões para reformulação do PPC vigente através da realização do Seminário intitulado "Tecendo reflexões e construções sobre o PPC do Bacharelado em Saúde Coletiva da Unifesspa", promovido pelo NDE da FASC.

Após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais e atualizações na legislação sobre atividades curriculares de extensão, a FASC já buscava avaliar a necessidade de reformulação do PCC, de modo a cumprir com atividades em prol do desenvolvimento das habilidades e competências esperadas para o Bacharel em Saúde Coletiva.

O evento contou, na parte da manhã, com Palestra proferida por Professor Dr Vinício Oliveira (UFPR) sobre "Competências e Habilidades para o Bacharel em Saúde Coletiva". Professor Vinício Oliveira é Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Possui Graduação em Graduação em Saúde Coletiva e em Enfermagem. Membro da Coordenação do Colegiado Gestor do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva da ABRASCO (2021-2023). Foi professor no ISC/UFBA, onde atuou como docente nas áreas de Epidemiologia e de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, nas disciplinas Epidemiologia e Informação em Saúde IV, Epidemiologia I, Introdução à Saúde Coletiva, Políticas de Saúde, e Planejamento e Gestão em Saúde para os cursos de Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde; Foi membro da Secretaria Executiva da Agência de Acreditação Pedagógica da ABRASCO de 2014 a 2015 e Avaliador Externo de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública/Coletiva no Brasil de 2015 a 2017; Atuou como supervisor de campo no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ nos Estados da Bahia e Sergipe e como coordenador de campo do projeto Análise de Implantação da Rede Cegonha na Região de Saúde de Salvador, Bahia. Sua trajetória acadêmica contempla o ensino, a pesquisa e a extensão em Saúde Coletiva.

Foto1

Tivemos a participação de discentes e docentes da FASC, que contribuíram para uma discussão bastante produtiva. Agradecemos aqui mais uma vez ao Professor Vinício por compartilhar sua vivência, experiência e motivações sobre a atuação do Bacharel em Saúde Coletiva.

Disponibilizamos aqui o link de alguns artigos e trabalhos citados durante a palestra, para consulta dos interessados:

- Construção da identidade dos atores da Saúde Coletiva no Brasil: uma revisão da literatura

O Bacharel em Saúde Coletiva e o mundo do trabalho: uma análise sore editais para concursos público no âmbito do SUS

Identidade profissional e movimentos de emprego de egressos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva

- Graduação em Saúde Coletiva no Brasil: onde estão atuando os egressos dessa formação

- Mercado de trabalho em saúde: expectativas para inserção profissional do Bacharel em Saúde Coletiva

- Inserção dos Sanitaristas egressos da Graduação em Saúde Coletiva no mundo do trabalho

Foto2

No turno da tarde, num primeiro momento tivemos Rodas de Conversa de grupos de alunos, mediadas por alunos das turmas mais antigas e por egressos, juntos com docentes que compõem o NDE do curso. A troca de saberes foi bastante proveitosa, onde os envolvidos puderam avaliar, sob a ótica dos diversos grupos de alunos, características do PPC vigente do curso e a perspectiva de otimização. Ao final da tarde, todos os grupos de reuniram numa grande momento de partilha, comprovando os diferentes pontos de vista mas também ratificando a dedicação de todos em melhorar ainda mais a nossa grade curricular e práticas de ensino-aprendizagem.

foto3 mesa após rodas de conversa

Agradecemos a participação de todos que prestigiaram o encerramento do evento!

Um agradecimento também aos egressos e discentes mediadores das Rodas de Conversa: Elaine Araújo Barreto; Eric Renato Lima Figueiredo;  Elaine Ferreira Chaves; Thannuse Silva Athiê; Amanda Silva Campos; Daiane Conceição Queiroz; bem como aos docentes membros do NDE do curso.

registrado em: