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Matrículas 2021.2 - Orientações gerais

  • Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 10h56
  • Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 08h54

Atualização em 30 de agosto de 2021

Orientações Gerais

O prazo de matrículas é de 04 a 13 de setembro de 2021.

Caso seja aluno veterano, através do seu acesso ao Sigaa poderá realizar sua  matrícula, conforme orientações no site do CRCA (clique aqui!), no item "Matrículas" -> "Como faço a solicitação de matrícula on line pelo Sigaa".

Como faço a solicitação de matrícula on-line pelo SIGAA?

O discente deve realizar o seu login no SIGAA e posteriormente selecionar o "Ano-Período" que deseja ser matriculado.

A solicitação de matrícula on-line pelo SIGAA deve ser realizada através do módulo "Portal do Discente". Dentro desse módulo, deve-se clicar nas abas "Ensino" → "Matrícula On-line" → "Realizar Matrícula", respectivamente.

Realize a verificação e atualização dos seus dados pessoais, conforme solicita o sistema. Posteriormente, selecione e adicione todas as turmas que deseja ser matriculado. Confirme a matrícula, avançando até que seja disponibilizada a opção para impressão do seu Comprovante de Matrícula.

Pronto, agora é só aguardar o processamento de matrícula, acompanhando nas abas "Ensino" → "Matrícula On-line" → "Ver Resultado do Processamento", respectivamente.

Caso tenha pendências em disciplinas no semestre 2020.4 (e anteriores ocorridos de modo remoto) que o fizeram cair de bloco e estão impedindo sua matrícula no bloco de disciplinas da sua turma, envie um e-mail à FASC (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para solicitação de regularização (conforme Resolução No 557/2021). Mesmo após a regularização, você quem deverá realizar a matrícula, então caso haja algum problema, não deixe para o último dia pois ainda precisamos de autorização do CRCA para isso!

Caso você seja aluno calouro 2021 e, suas aulas só iniciarão no semestre 2021.4, que está previsto para o final de janeiro de 2022, então continue acompanhando as atualizações aqui no site e instagram para novas orientações. Mas você já podedrá participar das atividades da Calourada 2021. Confira aqui a programação!

 A coordenação do curso estará realizando atendimento remoto via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para tirar dúvidas sobre a matrícula. Siga as instruções acima para acesso ao Sigaa, confira se solicitou matrícula em todas as disciplinas de interesse, inclusive as optativas, e caso não tenha êxito, envie e-mail à coordenação do curso. Caso sua situação não seja solucionada através do atendimento por e-mail, será viabilizada melhor forma para atendê-lo remotamente.

Conte ainda com seu representante de turma para auxiliá-lo nesse processo de matrícula.

Não deixe para realizar sua matrícula nos últimos dias!

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Orientações para as matrículas no semestre 2021.2

 

Atenção: alunos que atualmente estão com a matrícula trancada junto à Unifesspa devem encaminhar à coordenação do curso um requerimento solicitando o destrancamento da sua matrícula. O requerimento deve ser enviado sob o títlo "SOLICITAÇÃO DE DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA" ao e-mail da fasc (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Será gerado um processo, enviado ao CRCA e só após seu processamento o aluno poderá realizar a matrícula no Sigaa (no caso de disciplinas) ou em atividades (que são processadas pela coordenação após o envio dos requerimento conforme os prazos abaixo).

 

Informações gerais:

Calendário 2021.2 (2o período letivo de 2021)

Resolução que orienta o semestre 2021.2 como sendo remoto

 

  • MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

 

ALUNOS CALOUROS

 PSuas aulas não iniciarão no semestre 2021.2, e sim no semestre 2021.4. Aguardem a divulgação de informações sobre matrículas a partir de janeiro de 2022. Mas já estão convidados para a Calourada 2021, confiram a programação clicando aqui!

 

ALUNOS VETERANOS

 Prazo: entre 04 e 13 de setembro, sob responsabilidade do aluno, pelo Sigaa.

Consulte aqui a lista de disciplinas (e seus códigos) ofertadas por turma:        2018       2019        2020

- você que é da turma 2017 e ainda não totalizou 6 disciplinas optativas, busque concluí-las cursando as opções de optativas ofertadas nas turmas 2018, 2019 ou 2020;

- as disciplinas do bloco da sua turma serão visualizadas automaticamente por você (fique atento às optativas, que podem aparecer acima das disciplinas do seu bloco de turma);

- caso se interesse por disciplinas ofertadas a outras turmas, busque-as através do código pois não verá automaticamente no seu acesso ao Sigaa (Por exemplo, para a disciplina de Direito e legislação em saúde o código correspondente é SAUD01047);

- algumas disciplinas serão ofertadas em módulo, você deve estar atento ao período em que ocorrerão.

OBSERVAÇÕES:

i) As disciplinas poderão sofrer alguma alteração até o início das aulas e ainda no decorrer do semestre.

ii) O semestre 2021.2 ocorrerá de modo remoto, com atividades síncronas e assíncronas, a serem apresentadas pelos docentes através dos planos de ensino.

iii) Ainda não está previsto um período para ajuste de matrículas (cancelamento ou matrícula em disciplina após o prazo oficial do calendário), então tenha bastante atenção a todas as informações e prazos de matrícula.

iv) Confrme a resolução No 557/2021, o aluno terá um período após até 25% do conteúdo ser ministrado ou da carga horária da disciplina ter sido mnistrada para desistir da mesma. O procedimento para essa solicitação de desistência será divulgado pela FASC após o início das aulas e a data limite para a solicitação, por disciplina, será sinalizada por cada docente, pois dependerá do plano de ensino de cada uma delas. A comunicação de desistência é feita pelo aluno ao docente da disciplina, cumprindo-se o prazo limite para isso, e o docente encaminhará à FASC sua anuência.

v) Não esqueça de salvar seu comprovante de solicitação de matrícula, ele fará um resumo de para quais disciplinas solicitou matrícula e será útil no caso de algum pedido de ajuste.

 

  • MATRÍCULA EM ATIVIDADES (alunos das turmas 2017 e anteriores)
    • TCC (I e II)

pré-requisitos:

para TCC I, os alunos devem ter sido aprovados nas disciplinas de "Metodologia Científica" e de "Pesquisa em Saúde Coletiva"; Para TCC II, e os alunos devem ter sido aprovoados em TCC I.

Prazo: de 23 a 29 de agosto de 2021

Os alunos devem enviar requerimento de matrícula em TCC (podem usar o formulário de requerimento geral ou o corpo do e-mail)  ao e-mail da FASC (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) sob o título "MATRÍCULA EM TCC I" ou "MATRÍCULA EM TCC II" (a depender do seu caso) com cópia para o e-mail dos seus respectivos orientadores, até as 18h do dia 29 de agosto de 2021.

É imprescindível que sejam enviadas as seguintes informações:

Nome do aluno:

Matrícula do aluno:

Semestre o qual deseja se matricular: 2021.2

Atividade na qua deseja se matricular: TCC I ou TCC II

Nome do orientador:

Anexar carta de aceite do orientador (caso a matrícula seja em TCC I ou caso tenha havido alteração do orientador do TCC I para o II)

          

    • Atividades Complementares (alunos das turmas 2017 e anteriores)

 Prazo: de 23 a 29 de agosto de 2021

 Enviar e-mail sob o título “SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES” para o e-mail da FASC (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com as seguintes informações:

NOME DO ALUNO:

MATRÍCULA DO ALUNO:

MOTIVO DO REQUERIMENTO:  solicitação de matrícula em Atividades Complementares no semestre 2021.2

As matrículas serão processadas pela coordenação do curso e após o meio do semestre os alunos serão convocados a enviar os comprovantes das atividades complementares digitalizados, conforme critério de pontuação apresentado na Resolução de Atividades Complementares da FASC. Após o envio, o NDE analisará os comprovantes enviados e caso o aluno cumpra os critérios, será aprovado, caso não, será reprovado, podendo solicitar matrícula novamente no semestre seguinte. O ideal é que o aluno cumpra as atividades complementares no semestre anterior ao da conclusão do curso.

    • Estágio (alunos das turmas 2017 e anteriores)

Prazo para solicitação: 22 a 25 de agosto

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Documentos necessários:

     1) Termo de Compromisso do Estágio Supervisionado 2021.2;

     2) Ficha de inscrição com todos os dados e assinatura;

     3) Comprovante de endereço atualizado (2021);

     4) Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF (não será aceita cópia da carteira nacional de habilitação);

     5) Cópia assinada do Termo de Ciência do Estágio;

     6) Capa para os documentos, devidamente preenchida.

     7) Outros (consultar a coordenação de estágio)

 

  • TRANCAMENTO DO SEMESTRE:

 Prazo para solicitação: entre 04 e 13 de setembro

Caso o aluno opte por não estar matriculado em nenhuma disciplina e nenhuma atividade, não terá vínculo com o curso em 2021.2, então deverá formalizar o pedido de trancamento do semestre, conforme orientações de fluxo fornecidas pelo CRCA (abaixo).

Em virtude da excepcionalidade do ensino na modalidade remota em 2021.2, conforme Resolução No 557/2021, de 11 de agosto de 2021, que dispõe dispõe sobre a oferta de componentes curriculares, de forma remota, nos períodos letivos 2021.2 e 2021.5, no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em virtude da situação de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 causada pelo novo Coronavírus (SARSCOV-2)., caso o aluno opte pelo trancamento do curso, não haverá prejuízos para fins de prescrição e de soma do tempo máximo para conclusão do curso. Assim, o discente que trancar o período letivo 2021.2 terá 1 (um) período letivo acrescido ao tempo máximo para conclusão do curso.

  • Solicitar trancamento através do Sigaa (o aluno solicita o trancamento e envia comprovante à FASC): seguir instruções do CRCA

https://crca.unifesspa.edu.br/images/requer_mapeamento_processos/18.-Manual-de-Procedimento---Solicitar-trancamento-de-matrcula-no-perodo-via-SIGAA--R00.pdf

  • Solicitar trancamento via coordenação do curso (o aluno envia requerimento à FASC por e-mail): seguir instruções do CRCA

https://crca.unifesspa.edu.br/images/requer_mapeamento_processos/17.-Manual-de-Procedimento---Solicitar-trancamento-de-matrcula-no-perodo-na-coordenao-do-curso--R00.pdf

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Link para formulário de Requerimento geral

https://crca.unifesspa.edu.br/images/formularios/FORMULARIOS_ATUALIZADOS/REQUERIMENTO_GERAL_.pdf

 

Atualização em 01 de setembro de 2021:

Dúvidas Matrículas 2021

 

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