Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Homologação das Propostas para Eleição do Símbolo do Curso

Homologação das Propostas para Eleição do Símbolo do Curso

• Publicado: Sexta, 22 de Abril de 2022, 11h27
  • Última atualização em Sexta, 22 de Abril de 2022, 11h27

Prezados membros da Comunidade Acadêmica da FASC,

Em cumprimento ao Edital da FASC No 05/2021, publicamos a homologação das propostas enviadas para escolha do símbolo do curso.

A descrição de cada símbolo foi enviada pelo autor ou autora de cada proposta, com base no parágafo único do Art 12 do Regimento eleitoral para escolha do símbolo do curso (Edital FASC No 05/2021):

"Uma proposta de símbolo para o Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da Unifesspa deverá considerar de forma abrangente os aspectos peculiares do curso para que, ao serem traduzidos graficamente, resultem numa marca objetiva, clara e concisa, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade interna e externa da Unifesspa. Os seguintes elementos compõem a simbologia do curso de graduação em Saúde Coletiva:

1) Círculo: coletividade;

2) Cobras: o mal e o bem (doença e cura) ou o processo saúde e doença estudado em epidemiologia;

3) Cor verde: cor da saúde;

4) Fogo e asas da fênix: ressurgimento da profissão de sanitarista. A fênix é um pássaro da mitologia grega que quando se movia entrava em autocombustão, e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é a sua força que faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chegava a carregar elefantes. Daí a escolha da fênix para compor o símbolo da Saúde Coletiva, pois representa o ressurgimento da profissão do sanitarista, desse profissional que já existia, mas renasce agora graduado. Com novas características e igual à fênix tem a missão de transportar um Sistema Único de Saúde (SUS) mais estruturado. Apesar de esse profissional surgir para fazer a diferença, precisa manter a unidade com as demais profissões da área da saúde por isso a escolha das cobras e da cor verde para compor o símbolo (http://fce.unb.br/sobre-o-simbolo)".

Propostas homologadas (a autoria de cada uma delas permanecerá resguardada até a escolha do símbolo, cuja autoria será divulgada)

PROPOSTA 1:

Proposta 1 símboloSC

Descrição da Proposta 1: proposta minimalista, com elementos modernos, mas sem tirar o foco dos significados do curso.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROPOSTA 2:

Proposta 2 símboloSC

Descrição da Proposta 2: com o uso de dois círculos, o de trás mais sombreado na cor laranja e o círculo central da coletividade. O elemento fogo foi trocado pelo símbolo da Unifesspa.

PROPOSTA 3:

Proposta 3 símboloSC

Descrição da Proposta 3:

A presente proposta de logotipo parte do símbolo já existente do Curso de Graduação em Saúde Coletiva, aportando com elementos próprios da Unifesspa e do contexto amazônico: o círculo que remete à coletividade é composto por sujeitos dispostos lado a lado, o que remonta à solidariedade – princípio fundante da reforma sanitária brasileira; ao redor das cobras que representam a saúde e a doença fora inserido o bastão, remetendo ao cuidado, o que configura o processo saúde-doença-cuidado que é balizar nos saberes e práticas da saúde coletiva; os elementos da fênix que trazem a noção do ressurgimento da profissão do sanitarista (asas e fogo) foram formados a partir da marca visual da própria Unifesspa, em que as folhas unidas na base aludem à natureza e ao ambiente, o que também tem relação com a própria preocupação da Saúde Coletiva na interface saúde-ambiente-produção; por fim, em relação ao verde que remonta à saúde, optou-se por escolher uma multiplicidade de tons, de modo a representar o respeito e a valorização da diversidade, dimensões que se espera estar presente no agir do sanitarista.

PROPOSTA 4:

Proposta 4 símboloSC

Descrição da Proposta 4:

Cajado representa a maturidade, sabedoria e o poder, auxiliando atingir os objetivos sem se perder no caminho.

O círculo dourado em formato de trança representa as tranças dos cabelos da deus Higia, a mascote da Saúde Coletiva, que era a deusa da saúde, limpeza e “sanitaridade".

Ramos de trigo representam o pão da vida

PROPOSTA 5:

Proposta 5 símboloSC

Descrição da Proposta 5:

Ramos de trigo representam o pão da vida

A eleição dar-se-á via Sigaa no dia 28 de abril de 2022. Aguardem mais informações até lá!

Contamos com toda a comunidade da FASC!

Atenciosamente,

Comissão para Concurso para escolha do símbolo do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da Unifesspa (Portaria 01/2022 - FASC)

registrado em: